Aeronave possui sua própria doca com uma estação de meteorologia e carregamento rápido
Drones vêm sendo utilizados cada vez mais para diversas funções, que vão desde exploração de cavernas a até a segurança de empresas, mas a grande maioria dessas aeronaves possuem um ponto fraco: não podem ser utilizadas em condições climáticas extremas. Mas a DJI acabou de anunciar o novo drone Matrice 30 Enterprise, que promete ser solução para esse problema e suportar “chuva forte, ventos fortes, grandes altitudes, mesmo em condições de gelo e neve de -20 ° C a 50 ° C”.
Tamanho e autonomia
A apresentação do novo modelo da empresa foi realizada em um evento da empresa focado para o mercado corporativo realizado hoje (21). Inicialmente a fabricante chinesa havia conseguido esconder muito bem a sua nova aeronave, mas na semana passada o design do aparelho acabou sendo vazado e revelou que ele tem um visual inspirado em uma junção do Mavic 3 e o M300 RTK, trazendo robustez e um tamanho compacto quase inédito em um modelo empresarial.
Um dos grandes pontos positivos do novo M30 Enterprise são os seus braços que podem ser desparafusados para serem dobrados, algo que pode ser feito rapidamente pelo usuário e permite levar a aeronave facilmente em qualquer mochila. O modelo apresenta um peso de apenas 3.629 kg e conta com baterias duplas TB30, que oferecem 41 minutos de autonomia de voo.
Créditos: Divulgação DJI
Doca para tarefas autônomas
Para compensar a vida útil da sua bateria, que para algumas tarefas profissionais pode acabar sendo pouco, a DJI também anunciou a ‘DJI Dock’, que servirá como uma plataforma para a aeronave. Essa novidade contará com sua própria estação de meteorológica integrada, terá câmeras de vigilância, antenas, suportará a operação do drone a até 7 quilômetros de distância e oferecerá o carregamento rápido da bateria do modelo em apenas 25 minutos.
Créditos: Divulgação DJI
Recursos
O novo drone da linha Matrice apresenta diversos recursos bastante semelhantes ao M300, lançado em 2020, mas para o lançamento a empresa trouxe algumas melhorias para a aeronave. Uma das principais novidades é o novo sensor fotográfico de 48 MP 1/2?, que é bastante superior a câmera de 20 MP 1/1.7? do modelo 300.
Com a câmera de pilotagem em primeira pessoa, o M30 possui diversos sensores para ajudar o usuário e melhorar a direção autônoma. Ele conta com sensores como umtelêmetro a laser com uma precisão de até 1.200 metros e suporte a OcuSync 3 Enterprise. Graças a esses recursos a aeronave é capaz de executar diversas tarefas de forma autônoma, conseguindo realizar um voo durante uma chuva forte de ponta cabeça sem grandes problemas.
A DJI está lançando a aeronave em duas versões, o ‘M30’ base e o ‘M30T’, que vem com os mesmo recursos, mas com uma câmera térmica inclusa. Ambos os aparelhos possuemcertificação IP55 e poderão ser empregados em uma série de tarefas, como ser utilizado por equipes de resgate durante emergência em condições climáticas bastante extremas.
Créditos: Divulgação DJI
Especificações do DJI Matrice 30
- Câmera com sensor CMOS de 48 MP 1/2″
- Câmera grande angular de 12 MP
- Fotos em resolução até 8K
- Vídeo 4K com 30 fps
- Telêmetro a laser com precisão de até 1.200 metros de distância
- Câmera térmica radiométrica de 640 × 512 px (exclusivo para o M30T)
- Proteção IP55
- Temperaturas de operação de -20 a 50º celsius
- Câmera piloto em FPV
- OcuSync 3 Enterprise
- Suporte para estação móvel D-RTK 2
- Pernas dobráveis
- Autonomia de 41 minutos de voo
- Baterias duplas TB30 (400 ciclos, 20% a 90% em 30 minutos)
- Peso de 3,7 kg
Créditos: Divulgação DJI
Assim como o M300 RTK lançado em 2020, a DJI está lançando o Matrice 30 por um preço a partir de US$ 10.000, a versão M30T possui um preço US$ 14.000. Ambos os modelos estão disponíveis para a compra no site oficial da DJI e virão com o novo controlador RC Plus da empresa, que substituirá Smart Controller e possui um display de 7 polegadas e proteção IP54, para poder ser utilizado durante chuvas.
Por Willian Ferreira – Mundo Conectado