Modelo UAV Leleka-100 foi reportado como responsável por identificar tanques
Um vídeo compartilhado no Twitter pelo canal Ukraine Weapons Tracker mostra o momento em que um drone da Ucrânia reconhece o sistema de mísseis BUK russo, tanque desenvolvido para contra atacar ataques com mísseis e artilharia. Após o reconhecimento, o drone envia as coordenadas ao exército ucraniano que abate os tanques russos imediatamente.
Os russos tentaram realizar uma manobra rápida para fugir do ataque ucraniano, mas foi tarde demais e os veículos russos foram destruídos. Durante a invasão da Ucrânia, estamos acompanhando de perto, como os drones estão desenvolvendo um papel importante como material bélico. Inclusive, já vemos alguns países investindo em drones de combate, devido sua importância para combates aéreos em situações de guerra.
Não existe uma confirmação sobre qual o drone que realizou a identificação do sistema de mísseis russo. Porém, o site especializado em drones, DroneXL, aponta que o drone em questão pode se tratar do UAV Leleka-100. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também afirmou que irá enviar drones Switchblade para auxiliar nas operações na Ucrânia. O drone Swtichblade é uma aeronave em miniatura que é lançada de forma similar à um míssil e foi desenvolvido para colidir diretamente com o alvo, uma espécie de drone Kamikaze.
Drone Molotov
Além disso, as forças armadas da Ucrânia, também estão adaptando drones DJI Inspire para carregarem coquetéis molotov e atingirem os alvos. Desde o início da invasão a população ucraniana e o exército estão fazendo tudo o que podem para impedir os avanços das tropas russas.
Algumas cervejarias do país, como a Pravda, que fica na cidade de Lviv, anunciaram que estão convertendo sua fábrica para a criação de molotovs, com a intenção de ajudar no combate contra as forças de Vladmir Putin.
Por Luiz Schmidt – Mundo Conectado